FORMAÇÃO SOBRE CRIMES CIBERNÉTICOS ENVOLVENDO CRIANÇAS É MINISTRADA PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA DA GUINÉ-BISSAU

Na terça-feira, 6 de junho, a Direção Nacional da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau, por meio de sua brigada de menores, deu início a um curso de capacitação sobre crimes cibernéticos (extorsão sexual) envolvendo crianças, jovens e adolescentes.

Financiado pelo Fundo das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF), o treinamento é destinado a agentes do Comando da Guarda Nacional, da Polícia da Ordem Pública e técnicos de organizações parceiras comprometidas com a defesa dos direitos das crianças.

O seminário, que acontece até 9 de junho, é realizado nas instalações do serviço de Piquete da Polícia Judiciária, perto do mercado de Bandim. A capacitação é dividida em duas sessões: a primeira é voltada para técnicos de organizações parceiras da Polícia Judiciária, como AMIC, IMC, RENLUV, CAPNC, CODEDIC, Plan e UNICEF.

A segunda sessão é direcionada principalmente a agentes das forças de segurança, incluindo o Comando da Guarda Nacional, a Polícia da Ordem Pública e membros do Parlamento Infantil.

Adulcina dos Santos, agente da Brigada de Menores da Polícia Judiciária, explicou que a brigada está extremamente preocupada com os crimes de extorsão sexual online que ocorrem atualmente na sociedade guineense, especialmente devido ao uso descontrolado das redes sociais.

“Acreditamos ser importante oferecer essa capacitação aos nossos parceiros para compartilhar informações e fornecer conhecimentos técnicos sobre o assunto, já que temos recebido muitos casos em nossa brigada”, disse, acrescentando que o treinamento permitirá aos participantes trabalhar na conscientização da sociedade por meio de suas estruturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.