O Director Nacional da Polícia Judiciária (PJ), Domingos Monteiro Correia, expressou na sua mensagem, no âmbito da celebração da jornada mundial contra o abuso e o tráfico ilícito de drogas, a sua profunda preocupação com o surgimento de novos tipos de drogas sintéticas na Guiné-Bissau.
A jornada internacional de combate às drogas assinala-se a 26 de Junho, com o objetivo de promover a consciencialização pública sobre os impactos negativos das drogas e de combater o tráfico ilícito. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução nº 42/112, de 7 de Dezembro de 1987.
O dia foi criado para sensibilizar as populações sobre esta temática, enfatizando a necessidade de enfrentar os problemas sociais provocados pelas drogas ilícitas, bem como planear ações para combater a dependência química e o tráfico de drogas.
A cidade de Gabú, a leste do país, foi o palco central da celebração da jornada internacional de combate às drogas, através de uma cerimónia realizada pela Organização Não Governamental – Observatório Guineense da Droga e da Toxicodependência, para assinalar a efeméride.
Domingos Monteiro Correia informou, na sua mensagem, que a PJ está actualmente a trabalhar arduamente em sinergia com outras forças policiais do país para o desmantelamento das redes de tráfico de estupefacientes em todo o território nacional.
É importante referir que, presentemente, o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos problemas de saúde pública mais significativos, dada a magnitude e diversidade dos aspectos envolvidos.