A Polícia Judiciária deteve na quinta-feira, 23 de novembro de 2023, um jovem morador de bairro militar, periferia da capital Bissau, pelas denúncias falsas sobre os maus-tratos infligidas a Ramatulai Ba, residente no setor de Bambadinca e concretamente a aldeia de Sintcham Mama Samba.
A brigada de combate a criminalidade contra a mulheres e menores, deu conta do plano gizado pelo jovem Sandji Seide, com a falsa denúncia publicada num grupo de defensores de direitos humanos quanto a verificação de crime que não tinha ocorrido, cuja imagem foi retirada no Facebook, com a finalidade de provocar descrédito funcional das instituições judiciárias, particularmente a Polícia Judiciária.
Impondo-se a proteção funcional das instituições judiciárias, a PJ decidiu a detenção do falso denunciante SANDJI SEIDE, como também abriu o inquérito e vai comunicar o Ministério Público sobre os atos acima referidos, ou seja, da simulação de crime pelo suspeito.
Respeitado os prazos legais de detenção, a Polícia Judiciária encaminha o caso ao Ministério Público para a promoção de acções de investigação criminal.
A Polícia Judiciária a aproveita a oportunidade para chamar à atenção dos órgãos de comunicação social e os utilizadores das redes sociais sobre a necessidade de ponderação e cautela na divulgação das denúncias e suspeitas falsas.