O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Domingos Monteiro Correia, convidou os guineenses a refletirem seriamente sobre a gravidade do crime de tráfico de pessoas, que viola os direitos humanos mais fundamentais e ameaça a dignidade e a liberdade de milhares de pessoas.
O responsável da PJ fez estas observações na sua mensagem sobre o dia mundial de luta contra o tráfico de pessoas, que se assinala hoje, 30 de julho, uma data instituída pelas Nações Unidas e que este ano é celebrado sobre o tema “não deixe nenhuma criança para trás na luta contra o tráfico de pessoas”.
Na sua mensagem, o diretor nacional da PJ assegurou que a missão da instituição que dirige é identificar, investigar e levar à justiça os responsáveis por estas atrocidades.
Eis na íntegra a mensagem do Diretor Nacional da Polícia Judiciária:
Hoje, celebramos o Dia Mundial de Luta Contra o Tráfico de Pessoas, uma data que nos convida a refletir sobre a gravidade deste crime que viola os direitos humanos mais fundamentais e ameaça a dignidade e a liberdade de milhares de pessoas em todo o mundo.
Na Polícia Judiciária, estamos profundamente empenhados em combater o tráfico de pessoas com toda a determinação e rigor que esta causa exige. Reconhecemos que este crime abominável não conhece fronteiras e afeta indiscriminadamente crianças, mulheres e homens, explorando-os de maneiras cruéis e desumanas.
A nossa missão é clara: identificar, investigar e levar à justiça os responsáveis por estas atrocidades. Com o apoio da comunidade e a colaboração de parceiros nacionais e internacionais, temos intensificado os nossos esforços para prevenir, detectar e desmantelar redes de tráfico de pessoas.
A formação contínua dos nossos agentes, a melhoria das técnicas de investigação e a implementação de estratégias eficazes são pilares fundamentais do nosso compromisso.
Neste dia, reiteramos a nossa solidariedade com todas as vítimas de tráfico de pessoas e reafirmamos o nosso compromisso inabalável de lutar contra este flagelo. Encorajamos todos os cidadãos a estarem vigilantes e a denunciar qualquer suspeita de tráfico de pessoas às autoridades competentes. Juntos, podemos fazer a diferença e proteger aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.
A Polícia Judiciária permanecerá na linha de frente desta luta, determinada a garantir que a justiça prevaleça e que a liberdade e a dignidade humana sejam salvaguardadas.
Juntos, somos mais fortes.
Diretor Nacional da Polícia Judiciária
Domingos Monteiro Correia